quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Novo efeito associado ao uso de esteróides

Já é conhecido que o uso indiscriminado e em doses altas de esteróides com a finalidade de aumento da massa muscular pode causar vários efeitos colaterais, como por exemplo, tumor no fígado, na próstata, alterações no comportamento, coagulação sanguínea e problemas cardiovasculares.
Entretanto, ainda não está esclarecido como os anabolizantes causam alterações cardíacas. Pesquisa realizada na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) mostrou que a utilização de anabolizantes  em altas doses acentua o aumento da actividade do coração (hipertrofia causada pelo treino físico), e, que esta hipertrofia está associada a um menor débito cardíaco - o coração bombeia menos sangue em cada contracção. Isso porque o indivíduo apresenta uma diminuição das cavidades cardíacas (ventrículo), o que os pesquisadores chamam de hipertrofia concêntrica. Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o anabolizante não causa somente aumento do músculo, mas também de fibras de colagénio, tecido conjuntivo. Essas alterações podem estar relacionadas a casos de paragem cardíaca e morte súbita em atletas que usam anabolizantes.
Publicado por Francisco.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

"Chuva de esteróides"

        Em Portugal é fácil comprar esteróides anabolizantes. A lei condiciona a venda destes produtos à apresentação de uma receita médica. Mas há farmacêuticos que os vendem sem muitas perguntas...


        Vendem-se em farmácias, compram-se em ginásios, consomem-se em qualquer lado. A obsessão narcisista por ter um corpo de deus grego ou a necessidade de exibir um físico que responda às exigências de algumas actividades profissionais ligadas ao ramo da segurança estão a banalizar o consumo de esteróides anabolizantes em Portugal.


        Deca Durabolin (conhecida como nandrolona), Proviron, Testoviron e Sustenon são os esteróides mais conhecidos daqueles que procuram transformar o corpo de forma rápida e desvalorizando os efeitos secundários. E são os mais vendidos ilegalmente por alguns farmacêuticos.
        Um farmacêutico  confessou ao JN que se o cliente lhe inspirar confiança não tem qualquer problema em vender o produto. Vários consumidores confirmaram também a facilidade em comprá-los. "Não conheço nenhum caso em que tenham ido à farmácia com uma receita", conta um ex-monitor de um "health club" de renome, aludindo "à vasta comunidade de utilizadores de esteróides" que frequentavam o ginásio onde trabalhava.


        Apesar da venda destes produtos estar sujeita a apresentação de uma receita médica, funcionários de algumas farmácias fecham "os olhos" à lei. Os outros, aqueles que cumprem as regras, mostram-se conhecedores do problema e "encolhem os ombros" quando questionados sobre os métodos de venda incorrectos de outros colegas do ramo.


        A falta de fiscalização e a ausência de uma responsabilização criminal contribuem para este submundo dos esteróides anabolizantes.


Publicado por António.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Breve resumo sobre os esteróides

Os anabolizantes, ou esteróides, são hormonas que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e a sua posterior divisão.
Algumas pessoas utilizam os anabolizantes de forma perigosa, exagerada e em grande quantidade para obter o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar inúmeros efeitos secundários indesejados.

Entre os variados efeitos secundários podemos citar: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insónia, dor de cabeça, aumento do colesterol, problemas cardíacos, crescimento de pêlos, engrossamento da voz, distúrbios testiculares e menstruais, entre outros.
Existem alguns efeitos provocados que não são advertidos, pois as hipóteses de reversão dependem do comprometimento de cada organismo.
Muitos dos efeitos colaterais dos anabolizantes estão associados à sua livre passagem pela membrana plasmática.


Publicado por Gonçalo.